segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Oeiras lança Plano para a Integração de Imigrantes

 
No âmbito de uma candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros foi iniciado, em Outubro de 2014, o processo de elaboração do Plano Municipal de Oeiras para a Integração de Imigrantes (PMOII). Para além da participação alargada de entidades locais e outras de cariz transversal, participaram na elaboração deste documento diversas entidades locais com intervenção nesta área.
Constituem objetivos do PMOII a promoção do debate participado e a análise das questões relacionadas com a integração de imigrantes. Este instrumento, que só foi possível elaborar com o empenho de todos, vigorará até 2017 e deverá, a partir de agora, nortear a intervenção dos agentes locais a trabalhar em prol dos imigrantes no Concelho de Oeiras. Foi neste sentido, que no dia 9 de Dezembro, pelas 15 horas, se realizou, no pequeno auditório da AERLIS, a cerimónia de lançamento deste Plano.
Neste dia foi, ainda, apresentada uma das medidas do PMOII, o Programa de Mentores para Migrantes, que se consubstancia num modelo de mentoria, assente numa lógica de voluntariado, visando promover a inserção de imigrantes na sociedade portuguesa. Este programa encontra-se na fase inicial de implementação e resulta de uma parceria entre o Alto Comissariado para as Migrações, o Município de Oeiras e a Solfraterno – Associação de Solidariedade Social.

Sem comentários: